Na nossa opinião(de forma resumida ),o renascimento foi um amplo movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Idade Média, inspirado sobretudo nas idéias e nos textos da cultura clássica greco-latina. NOME:Thaís Almeida nº:30 NOME:Shirlley de Salles nº:29 NOME:Leony De Paula nº:-(não sabe) NOME:Elizabeth Pereira nº:-(não sabe)
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia. O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo. O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
Nome:Laudenir de Freitas Cardoso Júnior Nº: 12 Turma: 1EM1
equipe :pablo william leonardo sala :1em5 FONTE :http://pt.shvoong.com/humanities/history/1771448-renascimento/
O RENASCIMENTO
O RENASCIMENTO O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras) e outro motivo é que Itália tinha muitos monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas. O movimento renascentista espalhou-se por toda a Europa. Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca ( em Itália) Erasmo de Roterdão ( na Holanda) , Shakespeare ( em Inglaterra) e Camões (em Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objecto de reflexão do homem mas, a partir do século XV (com o renascimento) , passou a debruçar-se mais sobre si próprio. O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espiríto e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista. Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos reflectiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas.
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
A fragmentada sociedade feudal da Idade Média transformou-se em uma sociedade dominada, progressivamente, por instituições políticas centralizadas, com uma economia urbana e mercantil, em que floresceu o mecenato da educação, das artes e da música.
O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.
O Renascimento italiano foi, sobretudo, um fenômeno urbano, produto das cidades que floresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara Milão e Veneza, resultados de um período de grande expansão econômica e demográfica dos séculos XII e XIII.
Uma das mais significativas rupturas renascentistas com as tradições medievais verifica-se no campo da história. A visão renascentista da história possuía três partes: a Antigüidade, a Idade Média e a Idade de Ouro ou Renascimento, que estava começando.
A idéia renascentista do humanismo pressupunha outra ruptura cultural com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia. O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo. O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo . O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII .As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.. A visão renascentista da história possuía três partes: a Antigüidade, a Idade Média e a Idade de Ouro ou Renascimento, que estava começando. Nomes:Gleiciely Karen da Silva. Lizandra Campos Ferreira. Rafaela Cristina Bolpato. Talita de Oliveira. Nº:11,20,25 e 30 Turma:1EM2
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana
Alunas: Lorena nº16 Maxiléia nº23 Ana Paula nº02 Jéssica n°12
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia. O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
Durante os seculos xv e xv1 intensificou-se na europa a reprodução artisticas e cientifica. Esse periodo ficou conhecido como renacimento ou renascença. As conquistas maritimas e o contato mercantil com a asia ampliaram o comercio e a diversificação dos produtos de consumo na europa a partir do seculo xv. com o aumento do comercio,principalmente com o oriente muitos comerciantes europeus fizerão riqueszas para investir na produção artistica de pintores escritores musicos arquiteto etc.. os governantes europeus eo clero passaram a dar proteçao a ajuda financeira aos artistas e intelectuais da epoca . Cidades como por exemplo veneza,florença e gênova tiveram um expressivo movimento artistico e intelectual.Por este motivo a Italia passou a ser conhecida como o berço do renascimento.
Renascimento:questiona o mundo de maneira reflexiva rejeitando as explicações religiosas,através da razão os indivíduos poderiam dominar a sociedadde.Era a doutrina do autropocentrismo.
Renascimento O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como marcando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV na Itália e no século XVI no norte da Europa. Também é conhecido como Rinascimento (em italiano).
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, a Renascença fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento está associado ao humanismo, o interesse crescente entre os académicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura europeia. No século XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica, um menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como "barbarismo", "ignorância", "escuridão", "gótico", "noite de mil anos" ou "sombrio" (Bernard Cottret).
O seguinte extracto de Pantagruel (1532), de François Rabelais costuma ser citado para ilustrar o espírito do renascimento:
Todas as disciplinas são agora ressuscitadas, as línguas estabelecidas: Grego, sem o conhecimento do qual é uma vergonha alguém chamar-se erudito, Hebraico, Caldeu, Latim (...) O mundo inteiro está cheio de académicos, pedagogos altamente cultivados, bibliotecas muito ricas, de tal modo que me parece que nem nos tempos de Platão, de Cícero ou Papinianus, o estudo era tão confortável como o que se vê a nossa volta. (...) Eu vejo que os ladrões de rua, os carrascos, os empregados do estábulo hoje em dia são mais eruditos do que os doutores e pregadores do meu tempo.
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências
O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento. Baseia-se em diversos conceitos associados: Neoplatonismo, Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo, Otimismo e Individualismo. O Humanismo, antes que um corpo filosófico, é um método de aprendizado que faz uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões, paralelamente à consulta aos textos originais, ao contrário da escolástica medieval, que se limitava ao debate das diferenças entre os autores e comentaristas. O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza. Na perspectiva do Renascimento, isso envolveu a revalorização da cultura clássica antiga e sua filosofia, com uma compreensão fortemente antropocentrista e racionalista do mundo, tendo o homem e seu raciocínio lógico e sua ciência como árbitros da vida manifesta. Seu precursor foi Petrarca, e o conceito se consolidou no século XV principalmente através dos escritos de Marsilio Ficino, Erasmo de Roterdão, Pico della Mirandola e Thomas More.
O brilhante florescimento cultural e científico renascentista deu origem a sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. O desenvolvimento de uma nova atitude perante a vida deixava para trás a espiritualidade excessiva do gótico e via o mundo material com suas belezas naturais e culturais como um local a ser desfrutado, com ênfase na experiência individual e nas possibilidades latentes do homem. Além disso, os experimentos democráticos italianos, o crescente prestígio do artista como um erudito e não como um simples artesão, e um novo conceito de educação que valorizava os talentos individuais de cada um e buscava desenvolver o homem num ser completo e integrado, com a plena expressão de suas faculdades espirituais, morais e físicas, nutriam sentimentos novos de liberdade social e individual.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.As tentativas de explorar a ciência eram consideradas heresia. O renascimento abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo. Motivos para o seu surgimento O renascimento foi um movimento urbano, visto que foi muito bem apoiado pelos burgueses. Era a expressão do povo que habitava as cidades livres. Os primeiros focos renascentistas foram nas cidades italianas. Visto que viviam do comércio, entre elas estavam: Veneza, Pisa, Gênova e Florença. Estas cidades receberam uma forte influência dos sábios bizantinos, que haviam fugido de Bizâncio, por causa dos conflitos religiosos, dentre outros.
Suas características eram: O retorno à cultura clássica, Antropocentrismo e o Ideal de universalidade. Dividiu-se em três fases: Trecento - XIV; Quattrocento – XV; Cinquecento - XVI.
Renascimento científico Começa a criar raízes no século XVI, onde ocorre o desenvolvimento de vários ramos da ciência. A contribuição do renascimento foi o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram. As ciências naturais também progrediram. O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra-reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.
Alunas: Carla Cristina de O. Santos. Maitê Rodrigues Prado Turma: 1EM5
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia. O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana
Em minha opinião, Renascimento é o termo usado para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista Tem como características gerais, a racionalidade, a dignidade do Ser Humano, o rigor científico o Ideal Humanista e a reutilização das artes greco-romana
Em minha opinião, Renascimento é o termo usado para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista Tem como características gerais, a racionalidade, a dignidade do Ser Humano, o rigor científico o Ideal Humanista e a reutilização das artes greco-romana
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. O Renascimento italiano foi, sobretudo, um fenômeno urbano, produto das cidades que floresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara, Milão e Veneza, resultado de um período de grande expansão econômica e demográfica dos séculos XII e XIII. Nome:Rafael Bastos de Jesus N:25 Turma:1EM1
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. Características gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana
Raphael Vieira nº 26 1EM1 fonte:http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html/8 de julho de 2010/
Deste o século XII teve início um lento processo de transformação CULTURAL. Apartes das cidades italianos,que se espalhou por toda a EUROPA.Nas escolas urbanas valorizava-se uma leitura na bíblia que destacava a semelhança dos homens e DEUS. As cidades medievais tornavam-se centros de produção intelectual oferecendo cursos que abrangiam deste o ensino mais elementar até os altos estudos universitários. As pessoas naquela época já era escolidas como hoje quem sabia mais eram quem mandava mais, eram escolidas que sabia ler, escrever e calcular. As línguas vulgares começaram a ser utilizadas como meio de comunicação escrita, e a pouco tempo daria aos idiomas (FRANCES,INGRES, CASTELIANO, PORTUGUES, etc...). Mas está relação com a antiguidade não representava o desejo nostálgico de retorno ao passado. Aqueles mesmos homens já sabiam que não eram os mesmos da antiguidade. O desenvolvimento da nova cultura correspondia as necessidades da burguesia de afirma-se em uma sociedade dominada pela nobreza e pelos cleros. Foi nesta época que um gênio MICHELANGELO não era um gênio de as mil e uma noites, capaz de se encolher ao ponto de caber em um minúsculo recipiente, mas capas de crescer ao ponto de conter o homem em uma escultura: O Davi aquele que derrotou o gigante Golias. Na era do renascimento foi produzidas pinturas e esculturas que até hoje são famosas.
Para nos(o grupo), renascimento foi o movimento cultural, cientifico e artístico entre o mundo medieval e o início da idade moderna.
NOMES: Israel de Oliveira/Antônio de Paiva nº12/nº1 1EM3
O RENASCIMENTO : O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras) e outro motivo é que Itália tinha muitos monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas. O movimento renascentista espalhou-se por toda a Europa. Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca ( em Itália) Erasmo de Roterdão ( na Holanda) , Shakespeare ( em Inglaterra) e Camões (em Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objecto de reflexão do homem mas, a partir do século XV (com o renascimento) , passou a debruçar-se mais sobre si próprio. O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espiríto e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista. Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos reflectiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas.
Nome = Vitor Amorim Pimentel nº = 32 Turma = 1Em1 Nome = Thais Amorim Pimentel nº = 31 Turma = 1Em1
Tudo começou com o tratado de versalhes, assinado ao final da 1º Guerra, que deixou a Alemanha numa situação de humilhação, isso somado a "loucura" de Hitler em obter a raça perfeita e ter novamente as "terras" dele tirada com o tratado, formou-se a aliança entre Alemanha, Itália e Japão.
Em 06 anos de guerra - 1939 a 1945 - , aconteceram muitas coisas, como os campos de concentração, exterminio e trabalho dos nazistas, os kamikazes e a bomba atômica. A Alemanha, Itália e Japão foram os perdedores dessa guerra, tiveram seu territorio, cultura e povo devastado em função de uma loucura desencadeada na primeira guera.
Enumerar as consequencias é dificil, pois envolve setores diferentes, como a economia, a geografia, a cultura e a diversidade dos paises envolvidos.
Segunda Guerra Mundial Tudo começou quando Adof Hilter foi convidado para comandar o nasismo e fazer a alemanha crescer economicamente. A alemanha cresceu, no final da primeira guerra mundial os alemães assinou o tratado de versales que proibia a alemanha a comprar armas e munições mas quando o nazismo foi adotado Hitler rompeu o contrato e comprou armas submarino, aviões de guerra, caças, bombardeiros... Enfim a alemanha estava pronta para a guerra. A alemanha se tornou poderosa e Stalin preocupado com uma invasão alemã no seu território resolveu se aproximar de Hitler e essa aproximação culminou no pacto nazi-sovietico de nao-agressão pelo acordo os alemães e soviéticos dividiriam a Polônia. Hitler confiante de que a frança e grã- betanha não iriam a guerra resolveu invadir a Polonia foi ai que a segunda guerra mundial começou. Na guerra muitas pessoas morreram e entre elas crianças , idosos,judeus polonheses. Os Estados Unidos entrou na guerra quando os japoneses atacaram o nortes americanos. Stalin estava confiante do pacto de não agressão mas quando os alemães invadem o território soviético Stalin foi pego de surpresa. Só que os soviéticos reagiram rapidemente e fizeram os alemaes recuarem logo após do primeiro ataque.A alemanha sofreu varias perdas Hitler e sua esposa se suicidaram e a alemanha se rendeu. Os nortes americanos tomaram a decisão final de jogar duas bombas em uma cidade do Japão e foi assim que terminou a segunda guerra mundial.
Chamamos de Renascimeto o movimento intelectual e cultural que caracteriza a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna.
Características Principais: * Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais; * As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico; * Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo); * A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Fontes: *http://www.suapesquisa.com/renascimento/ *Livro Projeto Didático de Pesquisa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa nossa opinião(de forma resumida ),o renascimento foi um amplo movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Idade Média, inspirado sobretudo nas idéias e nos textos da cultura clássica greco-latina.
ResponderExcluirNOME:Thaís Almeida nº:30
NOME:Shirlley de Salles nº:29
NOME:Leony De Paula nº:-(não sabe)
NOME:Elizabeth Pereira nº:-(não sabe)
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
ResponderExcluirAs principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo.
O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia.
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
Nome:Laudenir de Freitas Cardoso Júnior
Nº: 12
Turma: 1EM1
equipe :pablo
ResponderExcluirwilliam
leonardo
sala :1em5
FONTE :http://pt.shvoong.com/humanities/history/1771448-renascimento/
O RENASCIMENTO
O RENASCIMENTO O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras) e outro motivo é que Itália tinha muitos monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas. O movimento renascentista espalhou-se por toda a Europa. Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca ( em Itália) Erasmo de Roterdão ( na Holanda) , Shakespeare ( em Inglaterra) e Camões (em Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objecto de reflexão do homem mas, a partir do século XV (com o renascimento) , passou a debruçar-se mais sobre si próprio. O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espiríto e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista. Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos reflectiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Renascimento
ResponderExcluirRenascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
A fragmentada sociedade feudal da Idade Média transformou-se em uma sociedade dominada, progressivamente, por instituições políticas centralizadas, com uma economia urbana e mercantil, em que floresceu o mecenato da educação, das artes e da música.
O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.
O Renascimento italiano foi, sobretudo, um fenômeno urbano, produto das cidades que floresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara Milão e Veneza, resultados de um período de grande expansão econômica e demográfica dos séculos XII e XIII.
Uma das mais significativas rupturas renascentistas com as tradições medievais verifica-se no campo da história. A visão renascentista da história possuía três partes: a Antigüidade, a Idade Média e a Idade de Ouro ou Renascimento, que estava começando.
A idéia renascentista do humanismo pressupunha outra ruptura cultural com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.
Alunas: Bárbara Scoralick nº: 03
Daiane Neves nº: 06
Turma: 1em1
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
ResponderExcluirAs principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.
Nome:Clara Cabral Veiga
1EM1
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMovimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
ResponderExcluirAs principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo.
O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia.
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
Nome: Iago Araujo Baldutti
N° 12
Turma: 1EM2
Renascimento
ResponderExcluirMovimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo
.
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII .As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.. A visão renascentista da história possuía três partes: a Antigüidade, a Idade Média e a Idade de Ouro ou Renascimento, que estava começando.
Nomes:Gleiciely Karen da Silva.
Lizandra Campos Ferreira.
Rafaela Cristina Bolpato.
Talita de Oliveira.
Nº:11,20,25 e 30
Turma:1EM2
RENASCIMENTO
ResponderExcluirO termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Alunas: Lorena nº16
Maxiléia nº23
Ana Paula nº02
Jéssica n°12
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
ResponderExcluirAs principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo.
O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia.
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
Aluna: Maisa Priscila
Turma: 1em1
Durante os seculos xv e xv1 intensificou-se na europa a reprodução artisticas e cientifica. Esse periodo ficou conhecido como renacimento ou renascença.
ResponderExcluirAs conquistas maritimas e o contato mercantil com a asia ampliaram o comercio e a diversificação dos produtos de consumo na europa a partir do seculo xv. com o aumento do comercio,principalmente com o oriente muitos comerciantes europeus fizerão riqueszas para investir na produção artistica de pintores escritores musicos arquiteto etc..
os governantes europeus eo clero passaram a dar proteçao a ajuda financeira aos artistas e intelectuais da epoca .
Cidades como por exemplo veneza,florença e gênova tiveram um expressivo movimento artistico e intelectual.Por este motivo a Italia passou a ser conhecida como o berço do renascimento.
NOME: luiz gustavo n°21
NOME: wendell roger n°35
TURMA 1EM2
Renascimento:questiona o mundo de maneira reflexiva rejeitando as explicações religiosas,através da razão os indivíduos poderiam dominar a sociedadde.Era a doutrina do autropocentrismo.
ResponderExcluirNOME:luciana gonçalves n°19
TURMA:1EM5
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRenascimento
ResponderExcluirO Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como marcando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV na Itália e no século XVI no norte da Europa. Também é conhecido como Rinascimento (em italiano).
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, a Renascença fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento está associado ao humanismo, o interesse crescente entre os académicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura europeia. No século XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica, um menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como "barbarismo", "ignorância", "escuridão", "gótico", "noite de mil anos" ou "sombrio" (Bernard Cottret).
O seguinte extracto de Pantagruel (1532), de François Rabelais costuma ser citado para ilustrar o espírito do renascimento:
Todas as disciplinas são agora ressuscitadas, as línguas estabelecidas: Grego, sem o conhecimento do qual é uma vergonha alguém chamar-se erudito, Hebraico, Caldeu, Latim (...) O mundo inteiro está cheio de académicos, pedagogos altamente cultivados, bibliotecas muito ricas, de tal modo que me parece que nem nos tempos de Platão, de Cícero ou Papinianus, o estudo era tão confortável como o que se vê a nossa volta. (...) Eu vejo que os ladrões de rua, os carrascos, os empregados do estábulo hoje em dia são mais eruditos do que os doutores e pregadores do meu tempo.
Nome:Matheus andrade
Marlon brito
Turma:1EM5
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
ResponderExcluirChamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
Nome:anderson
Turma:1EM5
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRenascimento
ResponderExcluirRenascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências
O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento. Baseia-se em diversos conceitos associados: Neoplatonismo, Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo, Otimismo e Individualismo. O Humanismo, antes que um corpo filosófico, é um método de aprendizado que faz uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões, paralelamente à consulta aos textos originais, ao contrário da escolástica medieval, que se limitava ao debate das diferenças entre os autores e comentaristas. O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza. Na perspectiva do Renascimento, isso envolveu a revalorização da cultura clássica antiga e sua filosofia, com uma compreensão fortemente antropocentrista e racionalista do mundo, tendo o homem e seu raciocínio lógico e sua ciência como árbitros da vida manifesta. Seu precursor foi Petrarca, e o conceito se consolidou no século XV principalmente através dos escritos de Marsilio Ficino, Erasmo de Roterdão, Pico della Mirandola e Thomas More.
O brilhante florescimento cultural e científico renascentista deu origem a sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. O desenvolvimento de uma nova atitude perante a vida deixava para trás a espiritualidade excessiva do gótico e via o mundo material com suas belezas naturais e culturais como um local a ser desfrutado, com ênfase na experiência individual e nas possibilidades latentes do homem. Além disso, os experimentos democráticos italianos, o crescente prestígio do artista como um erudito e não como um simples artesão, e um novo conceito de educação que valorizava os talentos individuais de cada um e buscava desenvolver o homem num ser completo e integrado, com a plena expressão de suas faculdades espirituais, morais e físicas, nutriam sentimentos novos de liberdade social e individual.
Aluna:Lyanna Jaqueline Paula da Silva
Turma: 1EM5
Renascimento
ResponderExcluirRenascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.As tentativas de explorar a ciência eram consideradas heresia. O renascimento abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo.
Motivos para o seu surgimento
O renascimento foi um movimento urbano, visto que foi muito bem apoiado pelos burgueses. Era a expressão do povo que habitava as cidades livres. Os primeiros focos renascentistas foram nas cidades italianas. Visto que viviam do comércio, entre elas estavam: Veneza, Pisa, Gênova e Florença. Estas cidades receberam uma forte influência dos sábios bizantinos, que haviam fugido de Bizâncio, por causa dos conflitos religiosos, dentre outros.
Suas características eram: O retorno à cultura clássica, Antropocentrismo e o Ideal de universalidade.
Dividiu-se em três fases:
Trecento - XIV;
Quattrocento – XV;
Cinquecento - XVI.
Renascimento científico
Começa a criar raízes no século XVI, onde ocorre o desenvolvimento de vários ramos da ciência. A contribuição do renascimento foi o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram. As ciências naturais também progrediram. O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra-reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.
Alunas: Carla Cristina de O. Santos.
Maitê Rodrigues Prado
Turma: 1EM5
Movimento Renascentista foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
ResponderExcluirAs principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo.
O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia.
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
Aluna: Naiara Janine
Turma: 1em5
Características Principais:
ResponderExcluir- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.
Turma: 1em3
Nomes: Rhuan Cardoso Nogueira N°: 31
Elizabeth Cristina Fernades 07
Joyce Mara Lourenço 37
Leonardo Antônio Mendes Brito 19
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
ResponderExcluirCaracterísticas gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Leonardo Soares Rodrigues Nº 13
Turma:1EM1
O Renascimento
ResponderExcluirEm minha opinião, Renascimento é o termo usado para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista
Tem como características gerais, a racionalidade, a dignidade do Ser Humano, o rigor científico o Ideal Humanista e a reutilização das artes greco-romana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Renascimento
ResponderExcluirEm minha opinião, Renascimento é o termo usado para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista
Tem como características gerais, a racionalidade, a dignidade do Ser Humano, o rigor científico o Ideal Humanista e a reutilização das artes greco-romana
Nome: Lucas Cunha Paixão
Turma: 1EM1
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
ResponderExcluirO Renascimento italiano foi, sobretudo, um fenômeno urbano, produto das cidades que floresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara, Milão e Veneza, resultado de um período de grande expansão econômica e demográfica dos séculos XII e XIII.
Nome:Rafael Bastos de Jesus N:25
Turma:1EM1
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
ResponderExcluirCaracterísticas gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Raphael Vieira nº 26 1EM1
fonte:http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html/8 de julho de 2010/
Deste o século XII teve início um lento processo de transformação CULTURAL. Apartes das cidades italianos,que se espalhou por toda a EUROPA.Nas escolas urbanas valorizava-se uma leitura na bíblia que destacava a semelhança dos homens e DEUS.
ResponderExcluirAs cidades medievais tornavam-se centros de produção intelectual oferecendo cursos que abrangiam deste o ensino mais elementar até os altos estudos universitários.
As pessoas naquela época já era escolidas como hoje quem sabia mais eram quem mandava mais, eram escolidas que sabia ler, escrever e calcular.
As línguas vulgares começaram a ser utilizadas como meio de comunicação escrita, e a pouco tempo daria aos idiomas (FRANCES,INGRES, CASTELIANO, PORTUGUES, etc...). Mas está relação com a antiguidade não representava o desejo nostálgico de retorno ao passado. Aqueles mesmos homens já sabiam que não eram os mesmos da antiguidade. O desenvolvimento da nova cultura correspondia as necessidades da burguesia de afirma-se em uma sociedade dominada pela nobreza e pelos cleros. Foi nesta época que um gênio MICHELANGELO não era um gênio de as mil e uma noites, capaz de se encolher ao ponto de caber em um minúsculo recipiente, mas capas de crescer ao ponto de conter o homem em uma escultura:
O Davi aquele que derrotou o gigante Golias.
Na era do renascimento foi produzidas pinturas e esculturas que até hoje são famosas.
Para nos(o grupo), renascimento foi o movimento cultural, cientifico e artístico entre o mundo medieval e o início da idade moderna.
NOMES: Israel de Oliveira/Antônio de Paiva nº12/nº1 1EM3
O RENASCIMENTO : O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras) e outro motivo é que Itália tinha muitos monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas.
ResponderExcluirO movimento renascentista espalhou-se por toda a Europa. Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca ( em Itália) Erasmo de Roterdão ( na Holanda) , Shakespeare ( em Inglaterra) e Camões (em Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objecto de reflexão do homem mas, a partir do século XV (com o renascimento) , passou a debruçar-se mais sobre si próprio. O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espiríto e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico).
Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista. Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos reflectiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas.
Nome = Vitor Amorim Pimentel nº = 32 Turma = 1Em1
Nome = Thais Amorim Pimentel nº = 31 Turma = 1Em1
Fonte = http://pt.Shvoong.Com/humanities/history/1771448-renascimento/
A segunda guerra mundial
ResponderExcluirTudo começou com o tratado de versalhes, assinado ao final da 1º Guerra, que deixou a Alemanha numa situação de humilhação, isso somado a "loucura" de Hitler em obter a raça perfeita e ter novamente as "terras" dele tirada com o tratado, formou-se a aliança entre Alemanha, Itália e Japão.
Em 06 anos de guerra - 1939 a 1945 - , aconteceram muitas coisas, como os campos de concentração, exterminio e trabalho dos nazistas, os kamikazes e a bomba atômica. A Alemanha, Itália e Japão foram os perdedores dessa guerra, tiveram seu territorio, cultura e povo devastado em função de uma loucura desencadeada na primeira guera.
Enumerar as consequencias é dificil, pois envolve setores diferentes, como a economia, a geografia, a cultura e a diversidade dos paises envolvidos.
Nomes:carolina marques nº6
julie oliveira nº21
turma:9ºb
Segunda Guerra Mundial
ResponderExcluirTudo começou quando Adof Hilter foi convidado para comandar o nasismo e fazer a alemanha crescer economicamente. A alemanha cresceu, no final da primeira guerra mundial os alemães assinou o tratado de versales que proibia a alemanha a comprar armas e munições mas quando o nazismo foi adotado Hitler rompeu o contrato e comprou armas submarino, aviões de guerra, caças, bombardeiros... Enfim a alemanha estava pronta para a guerra. A alemanha se tornou poderosa e Stalin preocupado com uma invasão alemã no seu território resolveu se aproximar de Hitler e essa aproximação culminou no pacto nazi-sovietico de nao-agressão pelo acordo os alemães e soviéticos dividiriam a Polônia.
Hitler confiante de que a frança e grã- betanha não iriam a guerra resolveu invadir a Polonia foi ai que a segunda guerra mundial começou.
Na guerra muitas pessoas morreram e entre elas crianças , idosos,judeus polonheses.
Os Estados Unidos entrou na guerra quando os japoneses atacaram o nortes americanos.
Stalin estava confiante do pacto de não agressão mas quando os alemães invadem o território soviético Stalin foi pego de surpresa.
Só que os soviéticos reagiram rapidemente e fizeram os alemaes recuarem logo após do primeiro ataque.A alemanha sofreu varias perdas Hitler e sua esposa se suicidaram e a alemanha se rendeu. Os nortes americanos tomaram a decisão final de jogar duas bombas em uma cidade do Japão e foi assim que terminou a segunda guerra mundial.
Grupo:Letícia,Caroline,Natália,Lisa
Turma:9ºB nº:25,7,29,26
Nome: Jefferson Souza Mota Nº: 12
ResponderExcluirTurma: 1EM5
RENASCIMENTO
Chamamos de Renascimeto o movimento intelectual e cultural que caracteriza a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna.
Características Principais:
* Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
* As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
* Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
* A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Fontes: *http://www.suapesquisa.com/renascimento/
*Livro Projeto Didático de Pesquisa